Queremos com este trabalho dar a conhecer as nossas actividades e aventuras.

Será um espaço de partilha com os pais, os colegas e toda a comunidade educativa.

Este será o nosso portefólio digital.

Ficamos à espera da vossa visita.



segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Da poupança, passando pela matemática e até á reciclagem!


Hoje o Baú das Surpresas trouxe uma actividade que tinha como objectivo falar/pensar na palavra POUPAR.
Para meu espanto nem as crianças mais velhas sabiam o seu significado.
Então partimos para uma conversa sobre o significado desta pequena palavra que pode querer dizer tanta coisa. Pode-se poupar o ambiente, através por exemplo da reciclagem, do uso correcto da luz e da água. Pode-se poupar nos materiais, fazendo trabalhos com material de desperdício, como o que iríamos realizar.
O nosso baú trazia 7 garrafas de água, uma para cada menino, para construirmos um mealheiro em forma de coelho.


Eu trabalhei os moldes para os mais novos e os mais velhos fizeram os seus.

Depois de todos os materiais organizados propus fazermos um esquema para poder-mos fazer a contagens das peças que precisávamos para montar o nosso mealheiro.
Assim pusemos à frente de cada garrafa cada criança colocou em fila as peças recortadas.




Sequenciámos as peças e fizemos a contagem, contámos 7 grupos, cada grupo com 9 peças.
Depois elaborámos conjuntos com as diferentes peças e voltámos a contar...



A Mariana reparou que os braços eram os direitos e os esquerdos, então separámo-los.
Fizemos uma soma, que só alguns conseguiram contar.

Depois dedicámo-nos a elaborar o nosso mealheiro...


Ficou muito giro, não ficou?

O papel foi para o papelão, é que nós guardamos as embalagens e o papel nos respectivos contentores para a Valnor vir buscar para reciclar.

Sempre que se mostra oportuno desenvolvemos estas actividades, hoje decidimos mostrar esta.

4 comentários:

  1. Olá Paula Duarte. Adoro ver e fazer trabalhos com materiais de desperdício. Para mim são os trabalhos mais bonitos, mais enriquecedores, mais surpreendentes para as crianças.As aprendizagens que fizeram neste dia jamais esquecerão pois a originalidade das garrafas ficará presente nas suas memórias, mais do que se fosse um daqueles bonitos jogos de compra...eu acho.Parabéns!
    Eu trabalho com crianças dos 3 aos 5 num grupo de 14.São crianças que frequentam o jardim de infância e depois das 15h30m e na hora do almoço ficam comigo. Adoro o que faço. Se pudesse voltar atrás hoje seria a educadora mais feliz do mundo. Por essa razão eu me entrego plenamente a este trabalho que me realiza plenamente.Beijinhos e vá espreitando o milsorrisoscoloridos.

    ResponderEliminar
  2. Verinha não é Educador quem quer (mesmo com o curso)é Educador quem tem dentro de a vontade e o prazer de o ser. Já ando nisto à 21 anos e já vi muita coisa, mas garanto-lhe que o seu trabalho é explendido.
    Beijinhos para Aveiro.
    Perlimpimpim

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela actividade...também gosto de recorrer ao material de desperdicio nas minhas actividades
    Bjos
    http://zu-eraumavez.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelas suas palavras... foi muito bom ouvir de alguém que não me conhece, tamanho elogio.São estas palavras que fazem crescer em mim esta paixão, esta vontade de querer aprender mais...Destas palavras deveriamos de escutar todos os dias da nossa vida.Obrigada, e milsorrisoscoloridos para si Paula Duarte.

    ResponderEliminar

Criei este espaço para partilhar o meu trabalho e as minhas ideias.
Fico contente por vos receber.
Comentários anónimos não serão publicados nem bem vindos.
Volte sempre.