Queremos com este trabalho dar a conhecer as nossas actividades e aventuras.

Será um espaço de partilha com os pais, os colegas e toda a comunidade educativa.

Este será o nosso portefólio digital.

Ficamos à espera da vossa visita.



sábado, 12 de setembro de 2009

Gripe A



Ainda não tinha falado sobre o assunto, mas agora que fiz a primeira reunião de pais e lhes apresentei o Plano de Contingência do Agrupamento, tenho que dizer como encaro este tema.
Sou por natureza cautelosa, mas não me deixo intimidar por “papões”…
Também sou mãe e também posso ser contagiada, todo o tipo de doenças me preocupam e sem dúvida que temos de nos prevenir sempre que possível. Mas não podemos viver em função do medo.
Os pais, sem dúvida são os primeiros que devem estar atentos ao bem-estar e saúde das crianças. Mas não devem transmitir às crianças a sua ansiedade.
Não queria que os primeiros dias de actividades, tão importantes para uma boa integração das crianças, se transformassem numa experiência de “rigidez nos afectos”, só porque podemos contagiar ou ser contagiados.
Já li muito sobre os “beijinhos e os abraços”, mas o mundo dos afectos não se esgota no contacto físico. Ainda temos o sorriso, as palavras meigas, os olhares, o diálogo, a cumplicidade … a empatia.
Partimos agora para o desenvolvimento de actividades integradoras que ajudem as crianças a perceber esta doença e como a tentar evitar. Trabalharemos as regras necessárias e seguiremos com naturalidade a nossa vida no Jardim de Infância.
São também estes problemas, para que temos que preparar as nossas crianças a encontrar caminhos/soluções.
Trabalharemos o livro da Direcção Geral de Saúde – “O Nuno escapa à gripe A”.
Aos pais deixo uma palavra de mãe – No que depender de nós faremos tudo para que nada fique descorado neste “combate”.
Até terça-feira…

1 comentário:

  1. Olá Paula,
    Um modo sereno de encarar a realidade dos dias de hoje.É uma estratégia que me parece sensata, uma vez que apela ao desenvolvimento de actividades integradoras. Certamente as crianças irão compreender(às vezes subestimamos a capacidade de adaptação das crianças a novas situações)o porquê de certos cuidados. Será um prazer acompanhar o saber-ser e o saber-fazer das crianças do JI de Casa Branca aqui no Perlimpimpim.
    votos de um bom recomeço.
    um abraço virtual
    Glicéria

    ResponderEliminar

Criei este espaço para partilhar o meu trabalho e as minhas ideias.
Fico contente por vos receber.
Comentários anónimos não serão publicados nem bem vindos.
Volte sempre.