Queremos com este trabalho dar a conhecer as nossas actividades e aventuras.

Será um espaço de partilha com os pais, os colegas e toda a comunidade educativa.

Este será o nosso portefólio digital.

Ficamos à espera da vossa visita.



domingo, 29 de novembro de 2009

Pensando o Natal!


Para mim, católica que sou, todo o advento é uma época mágica.
Como educadores temos que saber se no nosso grupo existe alguma criança com outra religião, pois a liberdade de todos não pode chocar com as crenças de cada um.
Felizmente não me deparo com essa situação e posso explorar o sentido desta época à luz das minhas convicções, da pedagogia e dos sentimentos.
Nesta época podemos duma forma diferente falar de solidariedade, amizade, partilha, bondade e magia!
Eu ainda sou do tempo... em que a figura do Menino Jesus era mais importante que a do Pai Natal, e os sapatinhos eram postos na chaminé. Íamos dormir com um sentimento de magia que nos preenchia os sonhos.
Não se nasce solidário, temos que viver nesse espírito para o poder-mos ser. Temos que ter modelos que nos ajudem a perceber que certos sentimentos só têm sentido se fizerem parte de nós, se fizerem parte do nosso quotidiano.
A figura do Pai Natal faz-nos acreditar na importância das partilhas, do poder da magia e na alegria de poder-mos partilhar as nossas vidas com aqueles de quem gostamos... é um Menino Jesus mais velho...
Cá em casa ainda se acredita no Pai Natal, a minha filhota de 8 anos já escreveu a sua carta.
Quando trabalho este tema dou sempre ênfase aos sentimentos em detrimento dos bens materiais.
Gostava que todos tivessem dentro de si um pequeno Pai Natal... para se darem aos outros sem restrições.
Desejo a todos os que nos visitam um mês repleto de magia.

1 comentário:

  1. Olá Paula
    Eu também sou desse tempo...mas já apanhei a fase em que as prendas trazidas pelo Menino Jesus eram abertas à meia noite. Os meus irmãos mais velhos é que ainda apanharam a fase das prendas na manhã seguinte mas como acordavam de madrugada com a ideia das prendas os meus pais mudaram o horário que ainda hoje se mantém.
    Eu costumo falar com as minhas crianças e perceber o que é que elas entendem por Natal, como fiz hoje e elas falam muito do Pai Natal mas também no Menino Jesus e até nas Renas e nos Duendes...
    Então acabamos por chegar à conclusão de que Jesus gosta tanto, tanto de nós que apesar de ser Ele que faz anos nos manda prendas e quem as distribui é o Pai Natal no seu trenó puxado pelas Renas...é assim um género de serviço de correios :)
    Quanto à solidariedade tens toda a razão...e era bom que os adultos percebessem que, neste processo de dar e receber, quem fica a ganhar é mesmo quem dá...
    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar

Criei este espaço para partilhar o meu trabalho e as minhas ideias.
Fico contente por vos receber.
Comentários anónimos não serão publicados nem bem vindos.
Volte sempre.