Queremos com este trabalho dar a conhecer as nossas actividades e aventuras.

Será um espaço de partilha com os pais, os colegas e toda a comunidade educativa.

Este será o nosso portefólio digital.

Ficamos à espera da vossa visita.



sábado, 2 de janeiro de 2010

Uma pedagogia do ENCANTAMENTO

"O primeiro passo para o encantamento
é recuperar a mente do aprendiz
e o espanto da criança, esquecer
algumas das coisas que aprendemos
e às quais estamos ligados. (Thomas More)




Enunciemos alguns princípios de uma pedagogia do encantamento.
O primeiro poderá ser a surpresa. A surpresa face à revelação de um saber, face à luz de um conceito, à resolução de um enigma. À descoberta de um erro. A surpresa face ao desenrolar imprevisto de uma história.
O segundo poderá ser a relevância pessoal do que se ensina e que
por isso também se aprende. O sentido de um discurso, de uma prática, de uma experiência que ajuda a compreender o mundo e os paradoxos da existência.
O terceiro poderá ser o desafio face ao desconhecido, a coragem de ver a humanidade ameaçada e a insatisfação, o desassossego e o compromisso. Com valores, com princípios, com horizontes alcançáveis.
O quarto princípio poderá ser a aprendizagem de desaprender. “Raspar a tinta com que nos embotaram os sentidos”; aos “tristes de nós que trazemos a alma vestida”, como nos quis ensinar Alberto Caeiro.
Neste tempo de desencanto, seria bom ir tecendo um novo encantamento. Pelas coisas mais simples e contudo essenciais. Ver, ouvir, tocar, sentir. Abrir espaço para os silêncios que falam e para os olhares que tudo dizem. E não esquecer a terra, o ar, a água. A relação, os laços, as pessoas. O sabor do saber."

Descobri este texto no blogue TERREAR do professor José Alves, que eu sigo sempre com curiosidade, pois tem sempre algo interessante sobre educação para partilhar.
Este texto faz-nos reflectir sobre nós e as nossas práticas pedagógicas.
Aproveitemos este novo ano para surpreender e encantar as nossas crianças... para que todo o saber tenha sempre o sabor do sonho!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Criei este espaço para partilhar o meu trabalho e as minhas ideias.
Fico contente por vos receber.
Comentários anónimos não serão publicados nem bem vindos.
Volte sempre.